Mindfulness, traduzido para o português como “Atenção Plena”, é um estado mental baseado na experiência direta do momento presente, com consciência plena caracterizada por atitudes de curiosidade, abertura, aceitação e não julgamento.
Segundo Jon Kabat-Zinn, é “A consciência ou estado mental que surge ao se prestar atenção, de forma intencional, à experiência ou fenômeno presente, sem julgá-la, criticá-la, ou reagir a ela”.
Mindfulness é um treinamento mental da atenção, que promove excelentes benefícios em nossa vida. Esse treinamento mental baseia-se em exercícios e técnicas meditativas específicas, no entanto, não é sinônimo de meditação. Também podemos praticar Atenção Plena através dos programas de treinamentos de 8 semanas que têm os conceitos de Mindfulness como base.
O estado mental de Mindfulness é uma alternativa a um estado mental, baseado na desatenção, o piloto automático que vivemos nas situações do cotidiano.
Nossa mente é naturalmente tagarela e assim é normal que nossa atenção ao presente momento seja rapidamente trocada por pensamentos sobre o passado ou futuro. Na verdade, raramente estamos realmente presentes no agora.
A prática regular de Mindfulness nos permite estar mais conscientes à experiência do momento presente. Assim, acabamos diminuindo as reações espontâneas e passamos a responder melhor aos desafios e estímulos que recebemos a todo momento. Ou seja, passamos a pensar antes de agir. Isso permite escolher como agir e evita um ciclo de agressões e situações desagradáveis.
O que não é Mindfulness!
– Não é necessariamente meditação. É uma característica da mente humana presente em todas as pessoas.
– Não é suprimir as emoções. É senti-las com atitude de curiosidade, gentileza e aceitação.
– Não é necessariamente relaxamento. O relaxamento pode acontecer, mas é também aprender a lidar com o desconforto.
– Não é deixar a mente em branco ou esvaziar a mente. É autorregular a atenção.
– Não é buscar ao êxtase ou iluminação. Mindfulness não toca ou invade religião alguma, pois não tem a ver com crenças.
Como a prática de Mindfulness pode ajudar minha saúde?
Pesquisas científicas já comprovaram que a prática regular de atenção plena ajuda a trazer qualidade de vida e bem-estar para a vida das pessoas, contribuindo diretamente para a regulação emocional.
– Reduz a rigidez cognitiva (ou seja, ajuda as pessoas a pensar em novas soluções para problemas);
– Reduz as chances de desenvolver depressão;
– Reduz fadiga;
– Reduz a isônia;
– Melhora o humor;
– Melhora concentração (diminui as distrações do cérebro);
– Melhora a satisfação corporal;
– Melhora a imunidade;
– Melhora compulsão alimentar;
– Gerenciamento de estresses e ansiedade e
– É usado no tratamento complementar a doenças orgânicas como a dor crônica e o câncer.